Vereadores esclarecem polêmica sobre o Projeto “Escola da Vida”

Em 28/11/2017 - Vereadores esclarecem polêmica sobre o Projeto “Escola da Vida”

O Plenário da Câmara Municipal de Alfenas permaneceu cheio durante a reunião ordinária da última segunda-feira, 27 de novembro. Grande parte do público presente compareceu à Câmara para questionar o Projeto de Lei que cria a “Escola da Vida”, aprovado por todos os vereadores em reunião no dia 20 de novembro.

Os Vereadores esclareceram a população a respeito do projeto, que tem como foco à necessidade de ampliar o número de vagas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade, tendo a família a opção de escolher a metodologia de ensino prevista no projeto, que segue a legislação vigente, considerando as dimensões do “educar e cuidar”.

Kátia Geralda Silva Goyatá (PDT), Reginaldo Aparecido Flauzino (PHS), Tadeu Donizetti Fernandes (PTC), Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/ PT) e Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/ PROS) esclareceram a população sobre o trecho do projeto que teve interpretação equivocada por parte da imprensa local.

O trecho citado na matéria em questão, trata dos princípios que nortearão o projeto político pedagógico da Escola, entre eles o “ Respeito à diversidade: cultural, étnica, linguística, religiosa, de orientação sexual, de classe social”.

Os vereadores ressaltaram que em nenhum momento o projeto cita Kit-Gays e situações de diversidade de gênero, mas o respeito a todos os estudantes e população em geral.

Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/ PSB) comentou sobre a constante aprovação de projetos vindos do Executivo com urgência. De acordo com o Vereador, a urgência impede que os projetos sejam analisados com o critério necessário.

Kátia Goyatá sugeriu a criação de uma Comissão de Educação da Câmara Municipal, afim de fiscalizar os atos do Executivo relacionados a educação do município. Kátia se prontificou a presidir a Comissão, uma vez que já ocupou o cargo de Secretária Municipal de Educação e Cultura e também tem formação pedagógica.