UTILIDADE PÚBLICA - Centro de Valorização da Vida (CVV) de Alfenas já está em funcionamento

21/05/2018 |

O Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade mantida pelo Núcleo de Apoio à Vida de Alfenas (NAVIA) já está em pleno funcionamento em Alfenas.

Com atendimento gratuito pelo número 188, diariamente, 24 horas por dia, o CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

O CVV foi criado em 1953 na Inglaterra, com o nome “The Samaritans” (Os Samaritanos), visando aliviar a neurose difundida pela Segunda Guerra Mundial e evitar o trágico desfecho do suicídio. Atualmente, a entidade está espalhada por centenas de países com denominações diferentes como: Telefono Amico (Itália), SOS Amitié (França), Esperanza (Espanha).

No Brasil, chegou em 1962 e foi reconhecido como Utilidade Pública Federal em 1973, com a proposta: Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. Em 2018, a atuação já acontece em 20 Estados do País, com quase 100 postos e cerca de dois mil voluntários.

Em 10 de abril de 2016, foi criado o Núcleo de Apoio à Vida de Alfenas e em 2018, após aprovação de Projeto de Lei criado pelo Vereador Waldemilson Gustavo Bassoto, foi declarado como de Utilidade Pública Municipal. A entidade, de direito privado e caráter filantrópico, sem fins lucrativos, de duração ilimitada tem como finalidade específica criar e manter o CVV de Alfenas.

A intenção do NAVIA é de oferecer, também, atendimento pessoal, após adequação das instalações da entidade.

Precisa de ajuda?

Ligue 188 – CVV de Alfenas. O atendimento garante total sigilo e anonimato.