Reunião de 09/05: Tribuna Livre e aprovação de projetos importantes

17/05/2022 |

Tribuna Livre

Na 16ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Alfenas, o Sr. Fabrício Casarejos, Secretário do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social, fez uso da palavra livre para falar sobre o convênio entre a Prefeitura de Alfenas e o Instituto de Desenvolvimento de Tecnologias da Universidade de Harvard.

Tal convênio possibilitará que Alfenas seja a primeira cidade do Brasil a ter um software de inteligência artificial com mapeamento em tempo real de áreas vulneráveis sócio-ambientalmente.

Na ocasião, também se manifestaram na tribuna: Sandro Amadeu - Reitor da Unifal, Lillian Mara – Secretária municipal de Desenvolvimento Estratégico e o Vereador Luciano Solar, que acompanhou de perto a assinatura do termo de cooperação entre a Unifal-MG e a Prefeitura Municipal de Alfenas.

Votação de Projetos

Aprovado em único turno por todos os vereadores e vereadoras os Projetos: nº 26/2022 que “Institui, no âmbito do Município de Alfenas, a Semana da Consciência Intercultural aos Povos Indígenas no âmbito do Município de Alfenas, e dá outras providências” e o Projeto de Resolução n.º 1, em 07 de abril de 2022, de autoria dos Vereadores Tani Rose Ribeiro e Luciano Guilherme Felipe Lee, que Institui o “Programa CIDADE VIVA” no âmbito da Câmara Municipal de Alfenas e dá outras providências.

Por unanimidade, foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei nº 27/2022, de autoria do Executivo Municipal, que Altera a Lei Municipal nº 5121, de 16 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a permuta de imóveis para execução de obras de asfaltamento na rodovia Ottoni Ferreira Barbosa, estabelece normas para o desenvolvimento entre os Municípios de Alfenas e Fama, concede isenções de IPTU e dá outras providências.

Em segundo turno, aprovado o Projeto de Lei nº 17/2022, de autoria do Executivo Municipal, que “Reserva aos negros e pardos 20% (vinte por cento) das vagas para cargos efetivos, no âmbito da Administração Pública Municipal de Alfenas-MG”.