Resumo da 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Alfenas, ocorrida ontem, 26 de fevereiro:

27/02/2018 |

Votação de projeto de lei

Após emendas apresentadas pela Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, foi votado em primeiro turno e aprovado por todos os Vereadores, o Projeto de Lei nº 94/2017, de autoria do Executivo Municipal, que “reorganiza o Serviço de Inspeção Municipal – o SIM - e normatiza os procedimentos de inspeção sanitária para a produção, beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo”. A Lei tem a intenção de reorganizar o Serviço de Inspeção Municipal, que foi criado em 2013 por Lei Municipal, garantindo segurança alimentar e preservação da saúde humana. O Projeto de Lei deve ser votado em segundo turno na próxima Reunião Ordinária.

Vereadores discutem melhorias para transportes e vias públicas

O Vereador Edson Lelis dos Reis (Edson da Distribuidora/ PR) apresentou indicação para que o Município adquira equipamento para alinhamento e balanceamento para a grande frota de veículos deste, que não recebem manutenção. De acordo com Edson, a falta de manutenção dos carros pode causar transtornos com o próprio veículo e riscos para a vida de pacientes e motoristas. Os Vereadores Reginaldo Aparecido Flauzino (PHS) e Wagner Tarcísio de Morais (Guinho/ PT) parabenizaram a iniciativa de Edson e ressaltaram a importância desses carros para a população de Alfenas.

Outro problema ligado aos veículos do Município foi citado por Flauzino, que lembrou de seu requerimento entregue no ano passado, questionando sobre as condições dos ônibus escolares e sobre a presença de monitores nestes ônibus.

Já Kátia Geralda Silva Goyatá (PDT) comentou que a estrada rural do Bairro Matão está em péssimas condições após as chuvas da última semana. A Vereadora disse que em conversa com o Prefeito Municipal foi prometido providências para melhorias. Flauzino e o Presidente da Câmara, José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá) comentaram que também recebem constantes reclamações da estrada e Vardemá sugeriu a contratação de mais máquinas em época de chuvas, para que as estradas permaneçam em boas condições de uso. Décio Paulino da Costa (PR) explanou que muitos problemas nas estradas rurais e nas ruas da cidade poderiam ser evitados com um uso de materiais melhores, como por exemplo, o cascalho.

Outra indicação relacionada ao trânsito partiu dos Vereadores Décio e Guinho, que sugerem a realização de obras no trevo principal de Alfenas (Unifenas) de forma análoga ao trevo do Bairro Santa Clara/ Pinheirinho, onde o custo seria bem menor ao pleitado junto aos governos do Estado e Federal.

Requerimentos

Causa animal – Kátia Goyatá reiterou o Requerimento nº 156/2017, realizado por vários vereadores da Casa, no qual foram solicitadas informações a respeito dos questionamentos feitos pelos representantes das ONGs que protegem os animais.

A Vereadora participou de reunião com membros da causa animal em Alfenas, com a intenção de resolver problemas frequentes enfrentados por estes e ajudar no trabalho das ONGs.

Cadeiras para o Velório – João Carlos Tercetti (PRP) apresentou Requerimento pedindo informações sobre as cadeiras doadas pela Câmara Municipal ao Executivo, cuja finalidade seria para o Velório Municipal. Vardemá ainda sugeriu a compra de sofás para o local.

Os Vereadores ressaltaram a importância de um ambiente acolhedor em momentos delicados, como em velórios.

Câmeras de Segurança – A Vereadora Kátia também apresentou Requerimento pedindo esclarecimentos sobre as câmeras de segurança que estão sendo instaladas nas entradas da cidade de Alfenas.

____________________________________________________________________________

A Câmara Municipal de Alfenas convida a todos para a Sessão Solene de entrega de diploma de Honra ao Mérito ao Dr. Thiago Gomes Ribeiro, que acontecerá nesta sexta-feira, 02 de março, às 20 horas, no Salão Nobre da Câmara. O título será entregue pelo Vereador Reginaldo Aparecido Flauzino.

ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas