Requerimento de todos os Vereadores pede providências sobre a Copasa

20/09/2017 |

O Vereador Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/ PT) iniciou a reunião apresentando um pedido de Moção de Congratulação para o Jornal dos Lagos, na pessoa de seu Diretor Valdir Cezário, pelos 34 anos da publicação e também para a Unifenas, na pessoa da Reitora Maria do Rosário Velano, pelos 45 anos de universidade, formando profissionais dos mais variados cursos.

Providências para os problemas da Copasa

Durante a reunião o Presidente da Câmara José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá/ PMDB) comentou sobre o mau cheiro intenso em alguns bairros da cidade, de acordo com ele, devido aos maus serviços prestados pela Copasa. O Vereador Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/ PSB) apresentou fotos de um córrego no Jardim São Paulo, onde vários peixes estavam mortos devido ao esgoto despejado no local.

Após os comentários, o Presidente da Câmara realizou a leitura de um requerimento que foi incluso em pauta, de autoria de todos os Vereadores da Casa, pedindo informações existentes sobre algum procedimento interno para devida aplicação de novas multas à Copasa, em fato do descumprimento da Lei Municipal. Alguns vereadores como Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/ PROS), Kátia Goyatá e o Presidente Vardemá comentaram que algumas cidades de Minas Gerais já desfizeram seus contratos com a Copasa e estão em busca de melhores serviços para a população. Guinho e Décio Paulino da Costa (PR) comentaram que existem alguns entraves para que outra companhia ou até mesmo a prefeitura assuma o tratamento de água da cidade, porém a cobrança à atual companhia é necessária.

Outros requerimentos

O Vereador Tadeu Donizetti Fernandes (PTC) apresentou dois requerimentos requisitando informações ao Executivo, uma pedindo um relatório detalhado dos beneficiados com materiais de construção para reforma de casas e outro sobre os beneficiados pelo aluguel social. Os requerimentos foram elogiados pelos vereadores Dr. Batata, Kátia Goyatá e Reginaldo Aparecido Flauzino (PHS).

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final apresentou um requerimento solicitando informações sobre o Projeto de Lei nº 56/2017 que autoriza doação de imóveis para fins empresariais, afim de receber mais informações para a análise do projeto e também exercendo a função fiscalizadora do vereador.

Padre Waldemilson solicitou informações sobre quando a sala de vacinação do PSF UniSaúde será reativada e o Presidente Carlinho Vardemá apresentou requerimento perguntando se já foi realizada a licitação para trocar braços de postes, para colocação de lâmpadas e postes.

Votações em primeiro turno

Aprovados em primeiro turno o Projeto de Lei sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo e o Projeto de Lei que autoriza a permuta de imóveis pelo Executivo.

Com os votos contrários dos Vereadores Dr. Batata e Dominguinhos, foi aprovado também em primeiro turno o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a conceder patrocínio institucional aos atletas de Alfenas na competição Brasil Ride. Dr. Batata justificou seu voto contrário explicando que a verba concedida, em sua opinião, é muito alta e poderia ajudar vários atletas necessitados da cidade.

Fotos e texto: ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas