Preocupações com o trânsito e fiscalização para melhorias em Sessão Plenária

30/05/2017 |

A 19ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Alfenas contou com a presença de estudantes do curso de Geografia da Unifal. O professor Gil Porto, da disciplina de Geografia Política, propôs aos alunos e alunas uma aula diferente, assistindo na prática como funciona o Legislativo municipal. O Presidente da Câmara, José Carlos de Morais (Vardemá) parabenizou o professor pela iniciativa e outros Vereadores como Tani Rose (PT) e Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/PROS) ressaltaram a importância da interação entre acadêmicos e Casa Legislativa.

Décio Paulino apresentou um assunto de interesse público: um terreno, antigamente doado a empresa Leite Nilza, foi leiloado e arrematado por uma grande cooperativa que será instalada para já receber a safra de soja e milho do ano que vem.

O Zoológico de Alfenas também foi citado em reunião, com Tadeu Fernandes e Tani Rose defendendo a doação de animais exóticos para zoológicos com estrutura maior e o aproveitamento do espaço para a criação de um parque ecológico. Alguns Vereadores foram contra a proposta. Tani Rose comentou também sobre sua Indicação para que a rua Afonso Arinos seja devidamente limpa e receba manutenção de seus paralelepípedos. Tani defende a ideia de que algumas ruas de paralelepípedo da cidade sejam mantidas, como memória da história de Alfenas.

Trânsito

O Vereador Reginaldo Flauzino ressaltou sua Indicação pedindo sinalização de trânsito, com placas e pinturas, nos bairros Residencial São Lucas e Residencial das Oliveiras. Os bairros já são resididos há anos e praticamente não se vê sinalização, levando a problemas com acidentes de trânsito.

Os Vereadores comentaram o recebimento de um Ofício prestando esclarecimentos sobre o trevo de Alfenas. No momento, as rodovias, incluindo o trevo da cidade, estão estadualizados por medida provisória. Agora, os Vereadores esperam que o problema seja resolvido da melhor maneira, com a ajuda do Estado e de Deputados da região.

A regularização do trânsito entre a Avenida Governador Valadares e a Rua Machado de Assis também foi tema durante a reunião. Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata) e Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos) ressaltaram os diversos acidentes que ocorrem neste cruzamento.

Kátia Goyatá (PDT) reforçou sua Indicação em relação a linha de ônibus da Alfetur que passa pela Unifal Campus Santa Clara, para que o trajeto do ônibus seja estendido até o bloco de Fisioterapia da universidade. Muitos pacientes que são atendidos pela clínica possuem dificuldade de locomoção e tem que caminhar para chegar até a clínica. Outra questão envolvendo a empresa ALFETUR foi o Requerimento feito por Dr. Batata, pedindo esclarecimentos sobre o Ofício 17/2017, sobre abrigos e ponto de circular. Na época, foi feito acordo entre Executivo e a empresa, para providenciar parcerias com empresas para a instalação destes abrigos. O Vereador ressaltou que com as chuvas e tempo frio os pontos e abrigos se tornam cada vez mais necessários.

Requerimentos

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final solicitaram ao Executivo Municipal e a Secretaria de Educação e Cultura que se manifestem sobre o ofício do Ministério Público de Contas em decorrência do Projeto de Lei 28/2017, sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual em 2018.

Padre Waldemilson pediu esclarecimentos sobre o Programa de Apoio à Agricultura e ao Empreendimento Familiar, se o programa está em funcionamento e quais as providências os interessados devem tomar para serem beneficiados.

Kátia Goyatá solicitou informações sobre os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG e ressaltou a importância da participação de todas as escolas nas competições.

Flauzino também apresentou Requerimento para receber esclarecimentos sobre quando serão adquiridos os materiais de escritório e computadores para a Escola Técnica de Alfenas – ETEC.

Foto: Alunos do curso de Geografia da Unifal participaram da Reunião.

ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas