Confira as reivindicações dos Vereadores apresentadas em reunião ordinária

27/09/2017 |

Na reunião do dia 25 de setembro o Presidente da Câmara Municipal de Alfenas José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá/ PMDB) não esteve presente, por motivo de viagem com os idosos do Lar São Vicente. Na ocasião, presidiu a reunião o Vice-Presidente João Carlos Tercetti (PRP).

Fábio da Oncologia – mais segurança nos bancos: Foi incluído em pauta uma Indicação do Vereador Fábio Marques Florêncio (PP) pedindo pintura de carga e descarga em frente a agência da Caixa Econômica Federal para que o carro forte possa estacionar naquela localidade. O Vereador Tadeu Fernandes (PTC) sugeriu que a placa de carga e descarga tenha horário limitado, para disponibilizar a vaga em horários em que ela não for utilizada e o Vereador Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/ PT) sugeriu o isolamento da área no momento de atividade dos carros fortes, para garantir a segurança durante o procedimento.

Guarda Flauzino – preocupação com as crianças e serviços do Conselho Tutelar: O Vereador Reginaldo Aparecido Flauzino (PHS) comentou um fato preocupante ocorrido na semana passada na escola Caic. De acordo com o Vereador, uma criança estava com sinais de espancamento e a diretoria da escola pediu ajuda a Guarda Municipal para tentar solucionar o problema. Flauzino conta que o Conselho Tutelar foi acionado, porém não houve a presença de nenhum membro do Conselho até a data da reunião. Flauzino cobrou providências e esclarecimentos sobre o fato. Guinho comentou que a situação para os conselheiros já melhorou muito e que realmente é necessário tomar providências, inclusive pedindo um processo administrativo ao funcionário que não cumpriu com sua função.

Dr. Batata – trânsito e uso consciente da água: Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/ PSB) elogiou o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente que, de acordo com o Vereador, tem desburocratizado os trabalhos de limpeza na cidade. Dr. Batata comentou também sobre a indicação realizada junto com o Vereador Guinho pedindo a regularização do trânsito na Rua Silviano Brandão, sugerindo que a via passe a ser mão única. De acordo com os vereadores, o trânsito na região é caótico e a indicação atenderia o pedido de muitos moradores da região e pessoas que trafegam pela rua todos os dias, tendo em vista os constantes acidentes presenciados. Batata ainda relembrou uma Lei feita pelos vereadores da gestão passada, que diz respeito ao uso consciente da água em Alfenas, pedindo ao Executivo que coloque a Lei em prática, principalmente na atual época de estiagem. O Vereador Guinho aproveitou para comentar de um projeto de sua autoria, também já aprovado, que proíbe as duchas dos postos de gasolina, para evitar gastos desnecessários de água. O Vereador pede para que haja fiscalização para colocar o projeto em prática.

Outra indicação do Vereador pede por passagem de ônibus gratuita para atiradores fardados carentes, para irem até o Tiro de Guerra, principalmente agora que se estuda mudar o espaço de local.

João Carlos Tercetti (PRP) – Conquista para o Comdalf: Tercetti comentou a doação do Secretário Estadual de Direitos Humanos Nilmário Miranda de um kit multimídia para o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdalf), que irá facilitar os trabalhos burocráticos do Conselho.

Dominguinhos – reclamação da população sobre bares: o Vereador Domingos dos Reis Monteiro (PSB) apresentou reclamações que chegaram até ele por moradores sobre mesas e cadeiras de bares que são colocadas nas calçadas em alguns bairros da cidade, ocupando o espaço para as pessoas transitarem e também reclamou do barulho desses bares. Os vereadores Tadeu Fernandes e Dr. Batata, manifestaram contra a opinião de Dominguinhos. Tadeu defendeu o trabalho dos comerciantes e Batata disse que a lei deve ser para todos, pois muitos comércios do centro também utilizam a calçada em seu comércio.

Kátia Goyatá – coleta de lixo e cobrança indevida no cemitério: Kátia Geralda da Silva Goyatá (PDT) apresentou Indicação pedindo a fiscalização do trabalho de coleta de lixo em Alfenas, especialmente no bairro Vila Formosa, onde em uma esquina há concentação do lixo para a coleta e, após a sua realização, ficam muitos resíduos de lixo no local. A Vereadora comentou que a situação da indicação também ocorre em outros bairros da cidade, sendo necessária a conscientização da vizinhança e a coleta feita com mais cuidado, para que não fiquem resíduos abandonados no local. Outra indicação da Vereadora diz respeito a criação de um estacionamento para motos na região da Unifal Sede.

Kátia comentou que realizou uma visita aos cemitérios de Alfenas junto ao Vereador Edson Lelis dos Reis (PR) e lá receberam relatos de que uma cobrança de taxa no valor de R$169,00 em relação a uma construção extra está sendo realizada. Os vereadores observaram que não existe nenhuma previsão legal para que essa taxa seja cobrada, então encaminharam ofício para o Prefeito Luizinho e se encontraram em reunião, obtendo a resposta que a taxa será suspensa.

Tadeu Fernandes (PTC) – cuidados com o Náutico Clube: o Vereador comentou sua indicação para a construção de um poço artesiano no Alfenas Náutico Clube para diminuir os gastos da Prefeitura com água. A indicação ainda pede pela manutenção e pintura dos equipamentos existentes no local, além de instalação de uma academia ao ar livre.

Projetos aprovados

Aprovados em segundo turno os projetos sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo e o Projeto de Lei que autoriza a permuta de imóveis pelo Executivo.

Com os votos contrários dos Vereadores Dr. Batata e Dominguinhos, foi aprovado também o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a conceder patrocínio institucional aos atletas de Alfenas na competição Brasil Ride.

Fotos e texto: ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas