Tribuna Livre abordando a Dengue em Alfenas e entrega de Moções marcam reunião

06/02/2024 | Confira como foi a 4ª Reunião Ordinária do ano

Na Reunião Ordinária do dia 05 de fevereiro de 2024, o Sr. Edmauro Pereira, Coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, fez uso da Tribuna Livre ao Cidadão, falando sobre o tema: "Fumacê", meio utilizado no combate ao mosquito transmissor da Dengue, esclarecendo dúvidas e promovendo a conscientização da comunidade.

Edimauro comentou que o Governo do Estado decretou situação de emergência devido ao aumento dos casos de Dengue em Minas Gerais. Em Alfenas, também houve aumento no número de casos, porém ainda não é considerada uma epidemia.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica explicou que a Legislação e as diretrizes em vigor respaldam as ações técnicas aplicadas no combate ao aedes aegypti e, como a cidade ainda não enfrenta uma epidemia, não é permitido o uso do “Fumacê” (UBV pesado). Além disso, Edimauro ressaltou que o “fumacê” aplicado em caminhões, que é o solicitado pela população em geral, mata os mosquitos mas mata também os predadores deste, como abelhas e outros insetos maiores, causando desequilíbrio ambiental. O “fumacê” também pode acarretar problemas de saúde respiratórios e alérgicos.

Outras ações de combate à Dengue estão sendo realizadas em toda a cidade.

Moções

A Vereadora Kátia Geralda Silva Goyatá apresentou a Moção de Pesar nº 06/2024, pelo falecimento, aos 62 anos de idade, do pedetista militante Sr. Hélio Augusto Martins Rabelo, ex-Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda e nome proeminente da juventude pedetista nos anos 80.

O Vereador Braz Fernando da Silva (Bráz da Máquina) entregou Moção de Congratulações e Aplausos nº 07/2024, à Dra. Patrícia Regina Rodrigues da Silva Oliveira, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo como Coordenadora do Departamento de Assistência Judiciária Municipal. O texto da Moção explica que esta é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela Dra. Patrícia, à população carente do Município com assistência jurídica integral e gratuita, destacando-se por sua prontidão, cortesia e eficiência na resolução das demandas.

Também foi votada e aprovada a Moção de Congratulações e Aplausos nº 08/2024, subscrita pelo Vereador Márcio Fernando Costa (Márcio Dunga), para os Cabos do 37º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Alex Santana Tavares e Sr. João Batista Pereira, pela ação humana realizada pelos referidos Cabos durante o atendimento de uma ocorrência policial que envolvia a nossa conterrânea Sra. Rosane Cristina Malaquias Felisberto.

Os policiais da cidade de Resende – RJ estiveram presentes na reunião e receberam a moção e os agradecimentos pessoalmente. A Sra. Rosane também participou da reunião, demonstrando enorme gratidão pela ajuda recebida.

O texto da Moção explica que “os Cabos do 37º Batalhão da PMERJ, Sr. Alex Santana Tavares e Sr. João Batista Pereira, foram acionados e compareceram à Rodoviária Graal, localizada em Resende/RJ, onde puderam encontrar a Sra. Rosane Cristina Malaquias Felisberto, cidadã alfenense, que estava desaparecida e sem memória, visto que faz uso de remédio controlado, após sofrer racismo de ser empregadores, que a deixaram em alguma Rodoviária de São Paulo apenas com uma passagem e R$ 100,00 (cem reais) em espécie.

Comovidos com toda a situação e com o desespero dos familiares, os referidos policiais militares buscaram incansavelmente uma forma de garantir que a Sra. Rosane fosse trazida direto para sua casa, através de inúmeros contatos telefônicos, seja com taxistas, seja com os empregadores objetivando auxílio e com seus familiares, ofertando, inclusive, o abrigo da Prefeitura de Resende/RJ.

Dessa forma, não havendo mais opções, os descritos cabos custearam a passagem de ônibus para que a Sra. Rosane pudesse retornar a sua cidade natal sã e salva, cujo ônibus da Viação Sampaio a trouxe direto para a Rodoviária de Alfenas/MG”.