Novo espaço para CIAC e Escola do Legislativo – Parceria entre Polícia Civil e Câmara Municipal de Alfenas

07/02/2024 | A parceria irá proporcionar um novo espaço para a emissão de identidades e formação política de toda a população alfenense

Buscando facilitar e melhorar o atendimento à população alfenense, a Câmara Municipal de Alfenas firmou parceria com a Polícia Civil, para viabilizar a locação de um novo espaço para o CIAC – Centro de Identificação e Atendimento ao Cidadão. O novo espaço será preparado para atender um maior volume de pessoas que buscam tirar ou renovar seu documento de identidade.

O Delegado Regional Dr. Márcio Bijalon comenta que o imóvel será mais confortável para atender a população, principalmente agora com a procura pela carteira de identidade nacional. O Sr. Eduardo, responsável pelo setor, ressalta que a nova carteira poderá ser emitida até 2032, por isso não é preciso pressa para a emissão do novo documento nacional.

No mesmo espaço, também funcionará a Escola do Legislativo Professor Edson Antônio Velano, que foi instituída por meio de Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Alfenas, com a intenção de capacitar agentes políticos e servidores públicos em assuntos de interesse político-institucional e de contribuir para o fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos de jovens e adultos no âmbito da municipalidade. Com isso, a Escola do Legislativo irá: desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional; promover cursos, seminários, encontros e palestras, tendo como público alvo: lideranças comunitárias, parlamentares, assessores, servidores públicos, estudantes e sociedade civil e desenvolver os trabalhos e atividades do Parlamento Jovem e/ou outros programas.

O Presidente da Câmara, José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá) comemora a criação da Escola do Legislativo e lembra que desde 2017, com a criação do Parlamento Jovem em Alfenas em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Câmara buscava maneiras de viabilizar essa importante ferramenta de capacitação política.

A previsão é que o novo espaço seja inaugurado daqui a três meses e funcionará também como uma Central de Atendimento as Entidades.