Câmara Municipal de Alfenas realiza visita à APAC para conhecer instalações e funcionamento da Associação

20/09/2023 | Associação acolhe 100 apenados de Alfenas e região

O Procurador Geral da Câmara Municipal de Alfenas José Ricardo Leandro da Silva, representando todo o Legislativo Municipal, esteve hoje em visita às instalações da APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, que passou por reformas recentemente.

A Associação, que atualmente acolhe 100 apenados de Alfenas e região, passou por reformas estruturais, que vão desde a troca de telhados até a restauração de dormitórios e refeitórios.

Outra obra, que foi inaugurada recentemente, foi a do consultório odontológico, que tem o objetivo de atender os apenados dentro da instituição, a fim de agilizar e facilitar o atendimento. A APAC de Alfenas conta também com um consultório médico onde são realizadas consultas aos apenados 2 vezes na semana.

Essas obras e reformas foram viabilizadas por meio de recursos enviados por diversas instituições, entre elas a Câmara Municipal de Alfenas, que recentemente realizou o repasse de 30 mil reais ao Executivo, destinados à manutenção de diversas atividades e à compra de equipamentos, entre eles materiais odontológicos e roçadeiras para auxílio da limpeza pública em nossa cidade.

Vale ressaltar que a APAC é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, com o objetivo de auxiliar a Justiça na execução da pena, recuperando o preso, protegendo a sociedade, socorrendo as vítimas e promovendo a Justiça restaurativa. Para isso, diversas ações são realizadas na Associação, como aulas, cursos profissionalizantes na marcenaria, padaria e cozinha da instituição, cuidados com a horta comunitária, entre outras ações, que auxiliam na ressocialização e qualidade de vida de cada apenado.