Vereadores expõem sua opinião sobre assuntos polêmicos

06/06/2017 |

Meio Ambiente

No início da reunião o Vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/ PROS) lembrou a todos da comemoração do Dia do Meio Ambiente. Em Alfenas, ocorreu a Semana do Meio Ambiente, realizada pelo CODEMA e com apoio da Câmara Municipal. Padre Waldemilson comentou sobre as premiações entregue às crianças no encerramento da Semana e ressaltou o importante trabalho de conscientização da população. Na ocasião também houve a premiação da Campanha de Descarte do Lixo Eletrônico, que contou com a participação de mais de 20 escolas, recolhendo sete caminhões de lixo eletrônico da cidade. Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata), João Carlos Tercetti e Tani Rose (PT) também comentaram sobre a data, ressaltando a importância de ações durante todo o ano para uma cidade mais limpa e ecológica.

Votos de Pesar

O Presidente da Câmara, José Carlos de Morais (Vardemá/ PMDB) apresentou Votos de Pesar em nome de todos os Vereadores da Casa, à família do ex Vice-Prefeito e irmão do Vereador Décio Paulino, Geraldo Paulino da Costa.

Polêmicas e esclarecimentos

Em decorrência dos fatos ocorridos na última semana, vários Vereadores discursaram em Reunião Ordinária afim de esclarecer os fatos e demonstrar sua posição.

Reginaldo Aparecido Flauzino (GM Flauzino) defendeu sua atuação como Vereador e comentou sobre as acusações de acúmulo de função que foram feitas por comunicadores da cidade. O Vereador também demonstrou apoio a Tadeu Fernandes, que foi proibido de entrar no Zoológico Municipal na última semana, comentando que esteve presente apenas para apoio na situação. Flauzino ainda apresentou vídeos e postagens da rede social, Facebook, de dois servidores públicos que, de acordo com ele, tentaram instigar a população de Alfenas contra os Vereadores.

Dr. Batata comentou sobre a Indicação feita por ele, pedindo esclarecimentos sobre os agentes da Área Azul, que vem recebendo críticas sobre a cobrança das vagas de estacionamento. O Vereador apresentou um texto sobre a situação ocorrida com Tadeu Fernandes, pedindo providências em relação aos ataques sofridos pelo Vereador.

Tadeu Fernandes também foi enfático ao pedir providências sobre os desacatos sofridos por ele durante a tentativa de visita ao Zoológico. Tadeu comentou, além disso, sobre a situação da Copasa, que de acordo com ele, não está tratando o esgoto da cidade de maneira adequada. Vários Vereadores endossaram o discurso de Tadeu sobre a Copasa, sugerindo até que a taxa de esgoto não seja repassada a empresa enquanto a situação não se normalizar.

Kátia Goyatá (PDT) explanou sobre o caso ocorrido no Zoológico, pedindo providências ao Executivo sobre o assunto.

Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos) comentou que suas Indicações feitas sobre trânsito não foram atendidas até o presente momento.

Ao final da Reunião, os Vereadores apresentaram um Requerimento e uma Moção inclusos na pauta e assinado por todos, pedindo providências do Prefeito Municipal sobre os atos da Secretaria Executiva do Meio Ambiente, Katia Regina e repudiando os atos da Secretaria Executiva, classificados como desacato, abuso de autoridade e palavras de baixo calão, ofendendo a honra do Vereador Tadeu Fernandes e dos demais Vereadores e Vereadoras da Casa.

Tribuna Livre – ACIA é contra a vinda da Estação Food Truck

Ney Lima, representando a Associação Comercial e Industrial de Alfenas fez uso da Tribuna Livre para apresentar a posição da Associação sobre a vinda do Evento Estação Food Truck para a cidade, que ocorre nos dias 08, 09, 10 e 11 de junho. De acordo com Ney, a opinião dos associados é a de que eles contribuem com impostos e geração de empregos para a cidade durante todo o ano e são contra que “o dinheiro circule fora e não na cidade”. Ney explica que eles são favoráveis a esse tipo de evento, mas com exclusividade dos comércios da cidade. Outra reclamação foi a duração do evento, que acontecerá em quatro dias, prejudicando as vendas dos negócios locais, de acordo com o cidadão.

Requerimentos e Projetos

Os Requerimentos apresentados em Reunião foram feitos por três Vereadores: Reginaldo Flauzino, Kátia Goyatá e Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata).

Flauzino pede informações sobre o contrato entre a Prefeitura Municipal e a COPASA. Requerimento o qual foi muito debatido e apoiado pelos Vereadores. O Vereador pede também informações sobre as horas extras realizadas pela brigada de trânsito em 2016 e sobre o rolo compactador de asfalto da Prefeitura.

Katia pediu pela documentação relativa ao Projeto de Lei que tramita pela Casa Legislativa, sobre a autorização para doação de terrenos no Distrito Industrial à empresa Naxis Robotics. A Vereadora também pede informações se há algum projeto ou planejamento para a utilização do recurso oriundo da ação judicial do município contra a COPASA.

Dr. Batata solicitou informações sobre o cumprimento do Protocolo nº 10.618/2017, de 20.04.2017.

Em Reunião ainda foi aprovado, em primeiro turno, o Projeto de Resolução de autoria do Vereador Antônio Carlos da Silva, que inclui a alteração do § 1º do art. 110, da Resolução nº 04/2016 – Novo Regimento Interno da Câmara Municipal”.

ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas