Tribuna Livre - políticas públicas de manejo populacional de cães e gastos

14/06/2019 |

Na Reunião Ordinária do dia 10 de junho, a Sra. Renata Santinelli, representante da Associação Anjos de Patas, fez uso da Tribuna Livre ao Cidadão para falar sobre políticas públicas de manejo populacional de cães e gastos no Município de Alfenas.

Santinelli apresentou dados sobre o descontrole populacional de cães e gatos em Alfenas, que tem uma população canina estimada de 11.400 animais, sendo 1.700 abandonados e uma população felina estimada de 31.500, sendo 4.300 abandonados ou em situação de risco. Ainda segundo estudos, a representante da Associação comentou que, para ver resultados, como diminuição do abandono, menos animais em situação de risco e prevenção de zoonoses seriam necessárias 2.600 castrações por ano, para que em cinco anos os resultados comecem a aparecer em Alfenas.

Além disso, Renata citou algumas ações necessárias para buscar resolver o problema, que são: Programas educativos para a guarda responsável; Controle do habitat (animal comunitário e espaços públicos para abrigos e alimentação); Regulação da reprodução e Restrição de movimentos.

Após a fala de Renata, os Vereadores comentaram sobre o tema e explicaram que irão analisar com cuidado e se posicionar a respeito de um projeto de lei enviado recentemente pelo Executivo Municipal, que tem a intenção de viabilizar a construção de um canil municipal. A cidadã ainda ressaltou que, em cidades que possuem um canil público, o índice de abandono de animais é 20% maior do que em outras cidades.