Projeto de Equidade de Gênero no município é aprovado em Primeiro Turno

16/05/2017 |

A reunião iniciou-se com a leitura de dez Indicações de Vereadores e com a inclusão na pauta de uma Indicação feita por todos os Vereadores, pedindo por um imóvel para o acolhimento e passagem de menores atendidos pelo Conselho Tutelar de Alfenas, afim de abrigar crianças e adolescentes por um determinado período.

Sobre as Indicações apresentadas, os Vereadores e Vereadoras ressaltaram que muitas ruas e terrenos ainda continuam sujos e os moradores de muitos bairros têm reclamado constantemente. A Vereadora Kátia Goyatá (PDT) comentou sobre suas duas Indicações, pedindo mais atenção ao bairro Jardim Aeroporto e também que os pontos de táxi da cidade recebam melhor estrutura para abrigar os taxistas.

Antônio Carlos da Silva (Dr Batata/ PSB) comentou a intensa atividade de todos os Vereadores e Vereadoras durante o dia, com reuniões de Comissões e para discussões de assuntos importantes para toda a população de Alfenas. O Vereador Fábio Marques Florêncio (PP) lembrou que o município recebeu um novo carro de ambulância do Deputado Estadual Rogério Correia.

Tribuna Livre – Dia da Assistente Social

Aline de Souza Araújo, Assistente Social, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e profissional concursada na Universidade Federal de Alfenas – MG, apresentou diversas informações sobre a profissão de assistente social e suas lutas, em nome do Núcleo de Assistentes Sociais de Alfenas e Região.

O NAS é composto por 60 profissionais das cidades de Alfenas, Areado, Alterosa, Fama, Paraguaçu, Machado, Carvalhópolis, Campo do Meio, Campos Gerais e Divisa Nova e foi representado por muitas profissionais que estiveram presentes no Plenário. As lutas da classe apresentadas foram: pedido por concurso público para o cargo, isonomia de salários na cidade e na região, luta pelo cumprimento da Lei das 30 horas semanais de trabalho, efetivação das equipes de referência dos CRAS E CREAS e a execução do Serviço Social nas escolas, afim de melhorar o desempenho escolar em todo o município e também ajudar a solucionar problemas sociais.

Os Vereadores e Vereadoras parabenizaram as profissionais pela data comemorada no dia 15 de maio e firmaram compromisso em auxiliar no que for possível.

Projetos

Foi votado em primeiro turno o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Tani Rose (PT), que pede pela criação de políticas públicas de equidade de gênero para Alfenas, com o objetivo de coibir práticas discriminatórias nas relações de trabalho urbano e rural. O Projeto foi analisado durante um bom tempo por todos os Vereadores e, após a apresentação de emendas, foi aprovado como Projeto Autorizativo, tendo como voto contrário o Vereador Edson Lelis dos Reis (PR). Sobre o Projeto, Tani Rose comentou que a intenção da Lei é trazer para perto, dentro do município, os direitos iguais entre homens e mulheres, com melhores condições de vida, mais justiça e igualdade.

Aprovado em segundo turno o Projeto de Lei nº 30/2017, de autoria do Executivo, que altera a Lei Municipal que institui o Conselho Municipal de Saúde. O Vereador Dr. Batata comentou sobre a importância do Projeto, que mudará a quantidade de membros do Conselho de Saúde e relembrou que é necessária a participação ativa da sociedade e a fiscalização dos Vereadores.

O Vereador João Carlos Tercetti (PRP) não esteve presente na reunião por motivo de saúde.

ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas