Parlamento Jovem e Escola do Legislativo - Projetos terão destaque em 2021

05/02/2021 |

No dia 04 de fevereiro, na Câmara Municipal de Alfenas, ocorreu uma importante reunião para tratar de assuntos de interesse da juventude alfenense.

A reunião contou com a presença do Professor Gleyton Trindade, representando a Unifal, do Presidente da Câmara, Jaime Daniel, do Vereador Prof. Luciano Solar e também de assessores e servidores da Casa Legislativa.

A princípio, foram debatidas as atividades do PARLAMENTO JOVEM DE MINAS - programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio. É a terceira vez a qual a Câmara Municipal de Alfenas integra o PJ, contribuindo com a formação de dezenas de jovens desde a sua implantação.

Em 2021, a temática Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável continuará sendo estudada e debatida no PJ. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

Os subtemas que orientam os estudos e debates também em 2021 são: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e Recursos hídricos e saneamento básico.

A interação com os grupos de jovens e as atividades de formação temática e política continuaram em andamento de forma remota, por meio de nossas redes sociais.

ESCOLA DO LEGISLATIVO

A reunião também abordou a efetivação da Escola do Legislativo, que tem o objetivo de promover ações de capacitação e atualização para agentes públicos, lideranças comunitárias e entidades, além dos demais cidadãos interessados. O foco é na formação política e na educação para a cidadania, realizada por meio de cursos, palestras, exposições, treinamentos e debates.

Este projeto foi idealizado pelo Presidente da Câmara, Jaime Daniel e, após aprovação, deverá ser instituído pela mesa diretora da Câmara Municipal.