Parlamento Jovem, acessibilidade, brinquedos na praça e outros temas debatidos em reunião ordinária

26/09/2023 | Dois projetos foram aprovados durante a reunião

A Reunião Ordinária do dia 25 de setembro de 2023 teve diversos temas abordados pelos Vereadores e Vereadoras, além de dois projetos de autoria do Executivo Municipal aprovados em sessão.

Parlamento Jovem

O Presidente da Câmara José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá) comentou sobre a participação dos jovens de Alfenas na edição de 2023 do Parlamento Jovem de Minas e disponibilizou alguns minutos da sua fala para que a jovem Vitória Aparecida Silva, representante do PJ de Alfenas, pudesse comentar sobre a etapa estadual do PJ, ocorrida em Belo Horizonte entre os dias 20 e 22 de setembro.

Vitória ressaltou a importância da participação dos jovens na política, para sua formação e também para a garantia de seus direitos.

Tribuna Livre

A Sra. Cristiane de Ávila Silva fez uso da tribuna para um bate papo educacional sobre o Projeto “Educação Viária é Vital”, culminância do projeto com a entrega do relatório sobre acessibilidade urbana para os cadeirantes.

Na ocasião, três alunos da Escola Estadual Samuel Engel apresentaram entrevistas realizadas com cadeirantes da cidade, que abordaram os problemas de acessibilidade enfrentados diariamente por eles.

Brinquedos na praça

Vários empresários que tinham seus brinquedos instalados na Praça Getúlio Vargas participaram da reunião e protestaram, pedindo a volta dos brinquedos para este local.

Os Vereadores e Vereadoras se comprometeram a buscar soluções, com sugestões como autorizar a instalação dos brinquedos na “mão inglesa” da praça, o revezamento dos brinquedos em praças da cidade, entre outras propostas.

Votação de projetos

Aprovado por unanimidade em Regime de Urgência o Projeto de Lei nº 65/2023, de autoria do Executivo Municipal que “Disciplina a participação do Município de Alfenas/MG em consórcio público, dispensa a ratificação do protocolo de intenções e dá outras providências”. O Projeto tem por objetivo autorizar o Município a se consorciar ao CISLAGOS – Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas.

Em primeiro turno de votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 58/2023, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores Pesados, do tipo caminhão acima de dois eixos e com altura superior a 4,40 metros, no Município de Alfenas/MG”. O Projeto recebeu quatro emendas modificativas da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. Os edis ressaltaram a importância do projeto para organização do trânsito de nossa cidade.

Moções

O Vereador Márcio Fernando Costa (Márcio Dunga) apresentou a Moção de Congratulações e Aplausos nº 51/2023, a todos alunos e professores das escolas de Alfenas que participaram da 41º Jornada de Foguetes – MOBFOG, realizada no dia em Barra do Piraí-RJ. Dois alunos que participaram da competição estiveram presentes na reunião.

O Presidente José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá) apresentou a Moção de Congratulações e Aplausos nº 52/2023, à Diretoria, aos funcionários e a todos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, unidade Alfenas/MG, pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido, de forma mútua, entre os funcionários da Associação e os apenados. A diretoria da APAC esteve na reunião e recebeu os elogios dos Vereadores e Vereadoras.