Nota de Esclarecimento – Feriado Dia da Consciência Negra

30/10/2019 |

A Câmara Municipal de Alfenas, vem prestar esclarecimentos após comunicado divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Alfenas – ACIA a respeito do Feriado de Dia da Consciência Negra, que ocorre no dia 20 de novembro.

A data foi incluída no calendário oficial do Governo Federal no ano de 2011, com a Lei 12.519 que instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em abril de 2019, a Lei 4.839/2019 foi aprovada por esta Casa de Leis, apresentando o calendário oficial de feriados do Município de Alfenas, já com a data de 20 de novembro como feriado.

Vale ressaltar que há mais de 30 anos essa data é comemorada por ativistas do movimento negro, relembrando a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo do período colonial. A data também propõe um momento de reflexão sobre importância da luta contra o racismo, além de evidenciar as desigualdades históricas que marcaram as populações negras no país. Por isso, o feriado merece ser lembrado e respeitado por todos os cidadãos alfenenses.