NOTA DE ESCLARECIMENTO - APROVAÇÃO DO PROJETO “ESCOLA DA VIDA”

24/11/2017 |

A Câmara Municipal de Alfenas, através de seu departamento de comunicação, vem diante da população alfenense prestar esclarecimentos quanto a matéria jornalística veiculada através do site minasacontece.com.br, na data de 23 de novembro de 2017, em que o referido site acusa os Vereadores de aprovarem projeto de lei para que as crianças tenham orientação sexual nas escolas.

O referido site distorceu o teor do projeto, que trata apenas da aprovação de uma escola. Porém, em uma atitude maldosa publicou matérias sobre Kit-Gays e situações de diversidade de gênero que não retratam a realidade da cidade de Alfenas, o teor do projeto ou mesmo a Educação de nossa cidade.

O trecho citado na matéria em questão, trata dos princípios que nortearão o projeto político pedagógico da Escola, que são:

I - Solidariedade (ética da cooperação);

II - Respeito à diversidade: cultural, étnica, linguística, religiosa, de orientação sexual, de classe social;

III - O trabalho como meio de transformação do homem e da sociedade;

IV - Preservação do meio ambiente (patrimônio natural e construído);

V - Autonomia; e

VI - O lazer como direito social e como tempo e espaço de organização.

De acordo com o Projeto de Lei, a “Escola da Vida” tem como foco à necessidade de ampliar o número de vagas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade, tendo a família a opção de escolher a metodologia de ensino prevista no projeto, que segue a legislação vigente, considerando as dimensões do “educar e cuidar”.

Os Vereadores esclarecem que respeitam todos os cidadãos, independente da opção sexual, porém a matéria distorce de forma ardilosa o projeto, com a intenção de colocar a população contra a Câmara Municipal.

NÃO EXISTE APROVAÇÃO DE KIT-GAY, NÃO EXISTE APROVAÇÃO DE DIVERSIDADE DE GÊNERO PARA CRIANÇAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E NÃO EXISTE CARTILHA CONTENDO FIGURAS DE SEXO.

A pouco tempo atrás a Polícia Militar de Alfenas publicou uma nota se referindo as matérias ilegais veiculadas no portal Minas Acontece. Na oportunidade, o Tenente Coronel fez questão de frisar o desrespeito do conteúdo publicado por aquele jornal.

O respeito a todos os cidadãos é ponto essencial para o nosso trabalho. A intenção nunca será a de prejudicar nossas crianças, com isso lamentamos reportagens que não sejam verdadeiras e esperamos que o Poder Judiciário e demais órgãos competentes tomem providências para que sites jornalísticos não propaguem mentiras e incitação à violência.

ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas

Jornalista responsável: Isabella Alves – MTB 20286/MG