Feirantes e autoridades discutem juntos melhorias para as feiras livres

15/09/2017 |

Com grande participação popular, a Audiência Pública sobre a regulamentação das feiras livres de Alfenas, ocorrida no dia 13 de setembro, recebeu autoridades e feirantes para debater sobre o tema em busca de melhorias.

Participaram do debate o Prefeito Municipal Luiz Antônio da Silva (Luizinho/ PT), o Promotor de Justiça do Meio Ambiente Dr. Fernando Ribeiro Magalhães Cruz, os Vereadores Reginaldo Aparecido Flauzino (PHS), Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/ PSB), Tadeu Donezetti Fernandes (PTC), João Carlos Tercetti (PRP), Edson Lelis dos Reis (PR), Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/ PROS) e Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/ PSB), a Vereadora Kátia Geralda Silva Goyatá (PDT) e o Presidente da Câmara José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá/ PMDB). Também estiveram presentes para ouvir as opiniões dos feirantes o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Dionízio José da Silva, o Tenente Rodrigo representando o Major Márcio Bocher da Polícia Militar, Professora Dra. Ligiane Fiorentino representando a Diretoria de Extensão de Assuntos Comunitários da Unifenas e o Presidente do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito Reinaldo Zerbini Júnior.

Patrimônio Cultural, segurança e higiene

O Prefeito Luizinho iniciou o debate ressaltando que a feira livre gera em torno de 500 empregos, sendo uma importante fonte de renda para várias famílias da cidade e da região. Luizinho defendeu as particularidades das feiras livres e disse que as mudanças deverão ser gradativas. Ao final da reunião, após sugerido por alguns feirantes que fizeram uso da Tribuna, Luizinho se comprometeu a tornar a feira livre patrimônio cultural de Alfenas, ou seja, fazer com que as características essenciais da feira livre de domingo sejam mantidas.

Luizinho também firmou o compromisso de melhorar a segurança das feiras e o acesso à banheiros: duas reclamações constantes dos feirantes. O Vereador Reginaldo Flauzino propôs uma ação conjunta entre Guarda Municipal e seguranças contratados.

O Promotor Dr. Fernando comentou as várias denúncias já recebidas pelo Ministério Público sobre alguns problemas das feiras, entre eles a segurança alimentar e manuseio de alimentos e a segurança da população em situações de pânico.

Melhorias no trânsito

O Presidente do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito Reinaldo Zerbini comentou os vários problemas no trânsito durante as feiras, como a falta de vagas especiais para ambulâncias e idosos e a necessidade de passagens para situações de emergência.

Luizinho pediu que o trânsito na área da feira de domingo seja interditado a partir da meia noite para evitar transtornos.

A montagem de barracas antes do horário comum também foi tema de debate durante a audiência.

Reclamações da vizinhança

Os moradores da região onde a feira de domingo acontece também apresentaram suas reclamações. Os problemas apresentados foram o barulho durante a madrugada, na montagem das barracas e o desrespeito dos motoristas, que estacionam nas garagens dos moradores.

Comissão e associação

Sugerida pelos próprios feirantes e acolhida muito bem pelo Prefeito e Promotor, a intenção é criar uma comissão de feirantes para representar a categoria. A Comissão irá participar das decisões para regulamentação da feira e posteriormente poderá se transformar em uma associação de feirantes.

Em breve publicaremos o relatório completo da Audiência Pública

Fotos e texto: ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas