Comissão Especial de Agricultura Familiar realiza reunião em busca de apoio à agricultores

09/08/2021 |

No dia 07 de agosto de 2021, a Câmara Municipal de Alfenas recebeu agricultores do município, que tiveram perdas com as geadas que atingiram a região.

A reunião foi convocada pela Comissão Especial de Agricultura Familiar da Câmara Municipal, com a intenção de unir forças para auxiliar os pequenos produtores de Alfenas, de maneira efetiva. O debate também contou com a presença de autoridades relacionadas ao tema.

Compuseram a Mesa: Integrantes da Comissão Especial de Agricultura Familiar: Vereadora Tani Rose (Presidenta), Braz da Máquina (Relator) e Márcio Dunga (Secretário); Vereadora Teresa Suelene de Paula; o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Pedro Alves de Barros; o Gerente Regional da Emater, Rogério da Silva Araújo; Extensionista da Emater, Fernando Lino; Representante da Associação dos Agricultores Familiares de Alfenas e Região (AAFAR), Sr. Toninho; Presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA), Guilherme Fernandes Gomes; Vice-Presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA), Donizeti Borges de Carvalho; Coordenadora das Feiras Livres de Alfenas e do Mercado Municipal, Arlete Cristina Silva e o representante do Bairro Rural Paineiras, Tochimara Miyauchi. Também compareçam produtores de diversos bairros rurais (Paineiras; Harmonia; Vianas; Matão; Corujas; Mandassaia; Barranco Alto e Ponte das Amoras).

O debate reforçou a importância da criação de políticas públicas municipais de incentivo aos pequenos agricultores. Também foram discutidas maneiras de realizar um mapeamento rápido e eficiente de todos os afetados pelas geadas e seca em Alfenas.