Ciclistas participam de reunião e Tribuna Livre

Em 22/08/2017 - Ciclistas participam de reunião e Tribuna Livre

No início da reunião ordinária do dia 22 de agosto, os Vereadores Reginaldo Aparecido Flauzino (PHS) e Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/ PSB) apresentaram uma Moção de Pesar à família de Paulo Sérgio Ferreira Adão, conhecido como Paulinho. Paulinho, que faleceu nessa segunda, era contador da Prefeitura Municipal e recebeu homenagens dos Vereadores durante a reunião.

Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/ PSB) comentou sobre sua indicação que pede pela demolição da pista de skate próxima a Escola Infantil Ypê Amarelo. Segundo o Vereador, a pista não está sendo utilizada para a prática do esporte, atraindo meliantes para o local. A intenção de Dominguinhos é que seja construída uma pista adequada para a possível prática. Fábio Marques Florêncio também comentou sua indicação para que o Poder Executivo realize cessão de servidores ao Lar São Vicente de Paulo. Fábio explica que são cerca de 33 funcionários no Lar, para mais de 90 idosos e que seria de grande valia a cessão feita pela Prefeitura.

Kátia Goyatá (PDT) usou a palavra para ressaltar a não resposta do Executivo aos requerimentos enviados por ela e por outros vereadores. De acordo com Kátia, a não resposta é um descaso com a função fiscalizadora do vereador e com o interesse público em geral.

Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/ PROS) comentou seu Projeto de Lei apresentado nessa reunião, que dispõe sobre novas diretrizes para aprovação de loteamentos e empreendimentos imobiliários a serem aprovados pelo município. Padre Waldemilson explicou que a intenção do Projeto é evitar que, após o asfaltamento dos novos loteamentos, sejam instalados encabeçamentos de água e esgoto. O tema já foi comentado em outras reuniões pelo Vereador Tadeu Fernandes (PTC) e pretende regularizar a situação dos novos loteamentos da cidade.

Tribuna Livre – Ciclistas alfenenses no evento Brasil Ride

Rodrigo de Paula Costa, comerciante, atleta de futsal e ciclista, usou a Tribuna Livre para representar os atletas de mountain bike de Alfenas. No Plenário estavam presentes membros da comissão da Associação de Peregrinos do Caminho de Aparecida, lojistas, ciclistas e representantes de grupos de bike de Alfenas.

Rodrigo contou que as primeiras peregrinações de bicicleta do grupo até a cidade de Aparecida começaram em 2011, e eram realizadas nas estradas de asfalto. Porém, os peregrinos perceberam dificuldades de transitar nas vias e idealizaram uma rota por terra. A rota ficou cada vez mais conhecida e foi sinalizada em um trabalho em equipe de trilheiros, moto trilheiros, cavaleiros e ciclistas.

Com a intenção de fomentar ainda mais o turismo, a Associação criou o evento “Desafio Caminho de Aparecida”, em que os atletas percorrem os 265 km da rota em 20 horas. O Desafio tem apoio do programa Cidade Escola, da Prefeitura Municipal de Alfenas e agora a intenção é buscar o reconhecimento internacional da prova. Para isso, esse ano dois atletas alfenenses participarão de uma das maiores corridas do mundo, a Brasil Ride, que acontece na Bahia no mês de outubro, com atletas de alto nível. Rodrigo apresentou um vídeo dos dois participantes da competição e pediu o apoio do Legislativo e de toda a população, para a estadia e alimentação dos atletas alfenenses e apoio ao esporte de uma maneira geral.

Votação de Projetos

Aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei nº 37/2017 que altera a Lei Municipal nº 4.174, de 21 de março de 2017, que dispõe sobre parâmetros urbanísticos para implantação de conjuntos habitacionais em Zonas Especiais de Interesse Social no Município de Alfenas, através de programas habitacionais públicos nos moldes do Programa “Minha Casa, Minha Vida” ou outros semelhantes. Também aprovado em primeiro turno, com uma emenda proposta pela Vereadora Kátia Goyatá, o Projeto de Lei nº 45/2017 que autoriza a doação de imóvel para fins empresariais. A emenda de Kátia tem a intenção de fazer valer a lei municipal sobre o Primeiro Emprego, em que todas as empresas que receberem doação sejam obrigadas a preencher e manter no mínimo 10% do seu quadro de funcionários com jovens com faixa etária de 18 a 24 anos, que ainda não possuam experiência profissional.

A votação em primeiro turno do Projeto de Lei nº 47/2017, que autoriza a permuta de área verde, de área institucional e doação de imóvel foi adiada pelo pedido de vista do Vereador Padre Waldemilson, pois foram apresentadas várias emendas pelo Vereador Reginaldo Flauzino e Dr. Batata, que ainda precisam ser analisadas por alguns vereadores.

Fotos e texto: ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas