Cemitério Municipal e Conselho Tutelar são temas de reunião plenária

09/05/2017 |

A 16ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Alfenas teve como temas principais dois assuntos que vem gerando debate entra toda a população: a organização do cemitério municipal e os constantes problemas de abusos de menores na cidade.

A reunião começou com o presidente José Carlos de Morais (Vardemá/ PMDB) instituindo representantes do Legislativo para participar do Conselho Gestor do Fundo do Programa Cidade Escola. Foram designados os Vereadores João Carlos Tercetti (PRP) como titular e Tani Rose (PT) como suplente.

Cemitério Municipal

Após a leitura das Indicações dos Vereadores e Vereadoras, o segundo secretário Fábio Marques Florêncio (PP) fez a leitura de um ofício enviado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Katia Regina Alvarez Rodriguez, prestando esclarecimentos sobre as notícias publicadas em redes sociais, que dizem respeito ao cemitério municipal. Katia Regina explica que na ligação gravada pelo ex-funcionário Moisés, ela em nenhum momento fala sobre compra, venda ou negociação de túmulos, apenas pede para separar um túmulo, que no caso foi cedido a família do Professor Afrânio Caiafa Mesquita, de acordo com a secretaria. Após a leitura do ofício, os Vereadores se manifestaram sobre o caso, que ainda não tem uma solução final.

O Vereador Reginaldo Aparecido Flauzino (PHS) apresentou um ofício junto aos Vereadores José Carlos de Morais, Domingos dos Reis Monteiro, Fábio Marques, Tadeu Fernandes, João Carlos Tercetti, Tani Rose e Waldemilson Gustavo, solicitando envio de documentos e providências a respeito dos cemitérios de Alfenas. O Requerimento pede que os cemitérios passem a ser administrados pela Secretaria de Ação Social, que já é responsável pelo Velório Municipal. Porém, os Vereadores Antônio Carlos da Silva (Dr Batata), Décio Paulino, Edson Lelis e Kátia Goyatá, votaram contra o Requerimento, por não concordarem com as mudanças requeridas.

A Vereadora Kátia Goyatá (PDT), também em relação ao cemitério, apresentou um Projeto de Lei que pede pela regulamentação dos cemitérios municipais e daqueles que vierem a ser construídos.

Tribuna Livre

Paulo Aparecido Silvério, representante do Conselho Tutelar, usou a Tribuna para falar sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo Conselho, para atender de forma humanizada as crianças e adolescentes que chegam até eles. Paulo manifestou seu descontentamento citando o caso das sete meninas vítimas de abuso sexual que teria sido praticado por um agenciador de modelos em Alfenas. De acordo com ele, as autoridades têm tratado o caso com descaso e a situação das adolescentes está precária. Silvério também citou vários casos que ocorrem no dia a dia do Conselho Tutelar, que ameaçam a integridade física e moral dos funcionários do local.

Projetos

Em primeiro turno foi aprovado o Projeto de Lei nº 30/2017, que altera a Lei Municipal que instituiu o Conselho Municipal de Saúde. Em segundo turno foram aprovados três Projetos: instituindo o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município de Alfenas – PROGRIDE e o Conselho Municipal de Esportes e o Fundo Municipal de Esportes do município e o Projeto que altera um anexo da Lei Municipal nº 4097 de 23 de dezembro de 2008, sobre a organização administrativa da Prefeitura Municipal. Todos Projetos votados são de autoria do Executivo.

ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas