Ir paa conteúdo

Câmara Municipal de Alfenas firma parcerias para formação política de jovens da cidade


19/10/2017 |

Projetos em parceria com a Unifal-MG e “Parlamento Jovem” estão previstos para 2018 e têm a intenção de formar cidadãos mais interessados e conscientes sobre a política municipal, regional e nacional.

 

A Câmara Municipal de Alfenas, preocupada com a formação política dos jovens da cidade, está em busca de atividades e parcerias para incentivar o aprendizado e o diálogo entre população e legislativo. Duas dessas atividades foram discutidas e firmadas em reunião no dia 18 de outubro, junto aos professores da Unifal-MG, Wellington Ferreira e Gleyton Trindade.

 

Observatório da Política Brasileira

Uma das propostas dos professores, que já foi aceita pelos vereadores da Casa, é o “Observatório da Política Brasileira”, que dá continuidade ao projeto do Instituto de Ciências Humanas e Letras, o “Observatório da Crise Brasileira”. Nesse observatório a intenção é comunicar saberes sobre a vida política brasileira, por meio de três ações envolvendo entrevistas, debates e mesas-redondas com vereadores, professores da Universidade Federal de Alfenas, pesquisadores do tema e comunidade.

 

Educação Política Democrática

Outro projeto que será desenvolvido pelos professores da Unifal-MG é o “Educação Política Democrática”, com o objetivo de aproximar o conhecimento de especialistas das universidades e dos representantes políticos locais e transmitir esse conhecimento à população em geral.

O projeto começa com o curso “Política e Reforma Política no Brasil”, com uma troca de experiências entre professores, universitários, membros do legislativo local e organizações da sociedade civil. Esse projeto já foi realizado na Câmara Municipal de Paraguaçu.

Outra atividade será a “Memória Documental do Legislativo de Alfenas”, com pesquisa e análise a ampla documentação da Câmara Municipal de Alfenas, que está atualmente sob poder da Unifal-MG. Logo após essa análise, será realizado o curso “Memória do Legislativo de Alfenas”, com a intenção de apresentar à população alfenense os resultados da pesquisa em um evento especial.

 

Os dois projetos estão previstos para 2018, com início já no primeiro semestre do ano.

 

Parlamento Jovem de Minas

A Câmara Municipal de Alfenas já está se preparando para uma importante atividade que também ocorrerá em 2018: a participação no Parlamento Jovem – PJ Minas 2018. As atividades pré-requisito já estão sendo realizadas, no momento com um curso preparatório para os servidores que ficarão na coordenação do projeto.

De acordo com o site da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política voltado a estudantes do ensino médio e superior. Por meio dele, os participantes podem conhecer melhor o funcionamento dos Legislativos Municipal e Estadual, bem como os principais instrumentos de intervenção democrática na vida pública.

A cada ano, um tema de relevância social é debatido pelos jovens, que desenvolvem pesquisas, participam de palestras e de processos formativos sobre o assunto. A partir daí, discutem e elaboram, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema tratado. As proposições são encaminhadas para a apreciação das Comissões de Participação Popular da Câmara de BH e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nas etapas municipal e estadual do projeto, respectivamente.    

 

 

Fotos e texto: ASCOM/ Câmara Municipal de Alfenas