Audiência Pública debateu “Municipalização das escolas do Estado”

01/07/2021 |

No dia 30 de junho de 2021, ocorreu Audiência Pública, idealizada pela Comissão Especial de Educação da Câmara Municipal de Alfenas, com o tema “Municipalização das escolas do Estado”. Devido a Pandemia de Covid-19, a Audiência foi realizada por meio de videoconferência e transmitida ao vivo no canal no Youtube da Câmara Municipal.

Além dos membros da Comissão Especial de Educação – Vereadora Kátia Goyatá (Presidenta), Vereador Prof. Luciano Solar (Relator) e Vereadora Tani Rose (Secretária) – participaram do evento: Evandro Corrêa, Secretário Municipal de Educação; Thiago Sias, Superintendente da Regional de Ensino; Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT/MG); Diego Rossi, Assessor Técnico do DIEESE; Abdon Guimarães, Diretor Estadual do SINDUTE/ MG; Rose, Diretora escolar e as professoras Thalita e Marcela. Também foram ouvidas no debate as mães de alunos de escolas estaduais, Dani Rosa e Sandra.

Durante a Audiência, foram levantados os prós e contras do processo de municipalização, realizado pelo projeto “Mãos Dadas”. Tal projeto, pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, o Município será o responsável pelas unidades escolares da Rede Estadual, que ainda ofertam matrículas para essas turmas.

Os responsáveis pela Comissão Especial de Educação da Câmara Municipal de Alfenas ressaltaram a importância do amplo debate, até que a mudança seja votada pelo Legislativo Municipal.