Audiência Pública debate prestação de serviços pela COPASA em Alfenas

29/10/2018 |

No dia 25 de outubro a Câmara Municipal de Alfenas recebeu autoridades e população para uma Audiência Pública, que teve como objetivo discutir sobre o serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA e também as providências quanto à concessão do serviço público em Alfenas.

A Audiência teve a coordenadoria do Vereador Reginaldo Aparecido Flauzino, que destacou a importância do momento para buscar soluções para diversos aspectos em que a população vem se sentindo lesada. O Vereador citou algumas reclamações como:  alto valor do consumo nas contas, padrões de água com suposto ar no padrão, serviço de pavimentação que deixam as ruas desniveladas, mau cheiro pela cidade, água esbranquiçada e com odor e cobrança da taxa de esgoto, que é um dos maiores debates entre a população.

O debate ocorreu entre autoridades de diferentes áreas. Os Vereadores Tadeu Fernandes, João Carlos Tercetti e Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos) ressaltaram as reclamações da população, recebidas constantemente por eles e cobram providências da empresa COPASA. O Procurador da Câmara Municipal de Alfenas, Dr. José Ricardo Leandro da Silva, explanou sobre o contrato de concessão de serviços da COPASA com o município, explicando sobre toda a trajetória legal em busca de melhorias nestes serviços. Também a respeito dos esforços legais relacionados ao tema, Jaqueline de Oliveira Abreu, advogada e membro da Associação de Proteção e Defesa do Consumidor – Aprodecon, ressaltou o direito da população de receber as multas indenizatórias relacionadas ao não tratamento de esgoto por parte da COPASA.

Já sobre o tipo de tratamento de água usado pela empresa e a qualidade da água do nosso município, comentaram os professores Dr. Luiz Carlos do Nascimento e a pós-doutoranda em Parasitologia Ambiental, Dra. Mirna Aparecida Pereira.

Para explicar sobre a prestação de serviços da COPASA, participaram dos debates os membros da empresa: Inês Massa de Souza, Gerente de Distrito Regional; André Luiz de Andrade, Encarregado Comercial; Joab Borges da Silva, Encarregado Administrativo e Gilberto de Oliveira, Técnico Químico da COPASA.

A população alfenense também fez uso da Tribuna Livre, apresentando vários questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados pela COPASA e sobre o alto valor das contas de água.